quarta-feira, 16 de julho de 2008

Afetividade e a auto-estima na relação pedagógica

Núcleo de Tecnologia Educacional – NTE
Campos Novos / SC
Turma 01
Rozilene Chiochetta Sartori

Atividade 04
Unidade 02
Texto baseado no artigo:
Afetividade e a auto-estima na relação pedagógica
http://www.eca.usp.br/prof/moran/afetividade.htm

Após leitura do texto “Afetividade e a auto-estima na relação pedagógica”
e de outros textos retirei a seguinte conclusão: que as escolas deveriam
entender mais de seres humanos e de amor e humildade do que de conteúdos e técnicas educativas.
A afetividade no ambiente escolar contribui para o processo ensino-aprendizagem considerando que o professor não apenas transmite conhecimento mas também ouve os alunos estabelecendo uma relação de troca, devendo assim dar-lhes atenção e cuidar para que aprendam a expressar-se, expondo opiniões, dando respostas e fazendo opções pessoais.
O aluno, como o professor, adora receber elogios de seus trabalhos desenvolvidos, assim ele terá mais sucesso e motivação no seu trabalho. Segundo Moran, “o professor não costuma ter uma formação emocional, afetiva e para que os alunos e professores desenvolvam sua auto-confiança e sua auto-estima devem ter respeito por si mesmos e acreditarem em si; e que percebam, sintam e acreditem no valor pessoal e do outros. Assim será mais fácil aprender e comunicar-se com os demais.”
Portanto, devemos ter um olhar diferente para a afetividade!

Um comentário:

Eliane Marin disse...

Colega,
Li seu texto e concordo plenamente com as idéias.Vamos colocá-las em prática.
Um abraço
Eliane